O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O nome dos autores, o vínculo institucional, ORCID, resumo da biografia, endereço de correio eletrônico e palavras-chave (em português e inglês) devem, obrigatoriamente, ser preenchidos no Sistema SEER-OJS no momento da submissão do artigo.
  • A digitação do original deverá seguir o padrão estabelecido no TEMPLATE disponibilizado pela revista nas diretrizes para os autores e enviado no formato .docx.
  • Com no máximo 900 caracteres (com espaços), devem constituir um só parágrafo, fonte Calibri 9 (com exceção do título do resumo, que deve ter tamanho 10), espaçamento simples, contendo: apresentação, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões, seguido de 3 a 5 palavras-chave separados por ponto final ( . ). O resumo deverá ser apresentado em 3 línguas, a saber: português, inglês e outra língua estrangeira (francês ou espanhol).
  • A identificação dos autores no artigo deve conter as seguintes informações: nome completo, vinculo institucional e/ou profissional, endereço profissional, telefone institucional com DDD e DDI, e-mail e link para o ORCID, conforme o modelo a seguir:

    João Henrique das Neves, Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Campus do Pici - Bloco 911 - CEP: 60440-554 - Fortaleza (CE), Brasil, Tel.: (+55 85) 3366.7000, johnsnow@gmail.com, http://orcid.org/0000-0001-9275-8061


    Obs.: É obrigatório o cadastro e envio do endereço identificador ORCID de todos os autores no momento de envio da submissão. O cadastro no ORCID poderá ser realizado por meio do site: http://orcid.org/
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes para autores.

Diretrizes para Autores

1. PRE-CONDIÇÕES À SUBMISSÃO DE PAPERS

Os trabalhos submetidos à GEOSABERES devem ser, impreterivelmente, inéditos e originais, resultante de pesquisa científica que apresentem resultados e discussões consolidados.

O conteúdo expresso é de inteira responsabilidade do autor, se furtando a revista de quaisquer responsabilidades.

 

2. CONDIÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO

Os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

I) Os trabalhos deverão ter no máximo 5 MB.

II) A digitação do original deverá obedecer ao seguinte padrão:

- Possuir entre 10 a 20 páginas;

- Apresentar o máximo de três autores

- Página no formato A4.

- Não deve apresentar qualquer tipo de nota de rodapé, devendo todas as informações pertinentes à compreensão do texto serem inseridas no corpo do trabalho.

- Deverá obedecer a estrutura apresentada no TEMPLATE, respeitando as margens das páginas, tamanhos e tipos de fonte, bem como o alinhamento das ilustrações.

III) As referências devem estar de acordo com a NBR 6023 / agosto 2002.

IV) Deverá ser observado um intervalo mínimo de 2 anos para a submissão de novos artigos de um mesmo autor que já publicou anteriormente na GEOSABERES.

 

3. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

a) Título do artigo: o título deve estar em português, inglês e numa terceira língua estrangeira (espanhol ou francês). Deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representam o conteúdo do artigo. Não se recomenda o uso de subtítulos junto ao título do trabalho.

b) Resumo: com no máximo 900 caracteres (com espaços), devem constituir um só parágrafo, fonte Calibri 9 (com exceção do título do resumo, que deve ter tamanho 10), espaçamento simples, contendo: apresentação, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões, seguido de 3 a 5 palavras-chave separados por ponto final ( . ). O resumo deverá ser apresentado em 3 línguas, a saber: português, inglês e outra língua estrangeira (francês ou espanhol).

c) Tabelas e Quadros: as tabelas e os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, obedecendo às normas de apresentação tabular, pelas regras em vigor. Devem também ter numeração sequencial própria para cada tipo e suas localizações devem ser assinaladas no texto, com a indicação do número de ordem respectivo. Devem ser citados e inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem.

 d) Ilustrações e demais elementos, como fotos, gráficos, tabelas, quadros, mapas etc: devem apresentar as respectivas legendas numeradas, indicando-se, no texto, sua localização. A fonte das ilustrações deverá ser mencionada (quer seja de autoria própria ou de terceiros). O título desses elementos deve ser inserido imediatamente acima da figura, com fonte 12, espaçamento simples e sem negrito, sublinhado ou itálico. A fonte desses elementos deve ser inserida abaixo da figura, com fonte 10, espaçamento simples e sem negrito, sublinhado ou itálico. Devem ser citados e inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem.

 e) Referências: As referências bibliográficas deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023, Elaborado da ABNT. O Título da publicação (título da revista, livro, etc.) deve vir em negrito. Não será aceito o uso do itálico ou sublinhado. Deverá estar alinhado à esquerda da margem da página.

 f) Agradecimentos (opcional): agradecimento por auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deve ser mencionado no final do artigo, após as referências.

 g) A formatação das seções deve seguir o modelo disponibilizado no TEMPLATE.

 

4. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

a) Fases do processo de submissão: i) Submissão; ii) Avaliação; iii) Edição de layout (em caso de aprovação); iv) Publicação.

b) Possíveis resultados no processo de avaliação: i) Aprovado; ii) Correções Obrigatórias; iii) Submeter novamente para avaliação; iv) Submeter a outra revista; v) Rejeitar.

c) No caso do surgimento de controvérsias ao longo de todo o processo de submissão, os editores da GEOSABERES entrarão em contato via correio eletrônico com os autores. 

 

5. SETORES

Desde 2016.2 a revista não secciona os artigos em setores. Os antigos setores intitulados de Espaço literário, Novos docentes, Reflexões patrimoniais, Estudos educativos e Espaço metodológico não recebem mais manuscritos. Todos os artigos deverão ser submetidos no setor ARTIGOS.

 

6. PRAZOS

- Tempo médio estimado entre o período de envio do artigo e o retorno da primeira rodada de avaliação: 3 a 6 meses;

- Tempo médio estimado para a publicação do artigo: 3 a 10 meses.

 

7. DA NORMALIZAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos deverão ser submetidos a normalização da ABNT, a saber: NBR-10520 (informação e documentação - citações em documentos - apresentação) e NBR-6023 (informação e documentação- referências - elaboração) de agosto de 2002.  

NBR-10520

Regras gerais de apresentação

a) Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplos:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982)."Apesar das aparências, a descontrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]"(DERRIDA, 1967, p. 293).

b) Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultadas é opcional.

Exemplos:

A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUMFORD, 1949, v.3, p.583). Oliveira e Leonardos (1943, p.146) dizem que a "[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara."Meyer parte de uma passagem da crônica de "14 de maio" de A Semana: "Houive sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...]"(ASSIS, 1994, v.3, p.583).

c) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Exemplos:

Barbour (1971, p.35) descreve: "O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]." "Não se mova, faça de conta que está morta." (CLARAC; BONNIN, 1985, p.72). Segundo Sá (1995, p.27): "[...] por meio da mesma ‘arte de conversação' que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]"

d) As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 1 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

 

Sistema de chamada

a) As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data.

b) Quando o(s) nome(s) do(s) autore(s), instituição(ões) responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indica-se a data, entre parêntese, acrescida da(s) página(s), se a citação for direta.

Exemplos:

Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo. Segundo Morais (1955, p.32) assinala "[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon."

c) As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.

Exemplos: De acordo com Reeside (1927a) (REESIDE, 1927b).

d) As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.

Exemplos:

Ela polariza e encaminha, sob forma de "demanda coletiva" as necessidades de todos (FONSECA, 19997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997). Diversos autores salientam a importância do "acontecimento desencadeador" no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

 

NBR 6023

Regras gerais de apresentação

a) As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto [...] em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo [...].

b) O recurso tipográfico negrito utilizado para destacar o elemento título. 

Modelos de referência

Livro:

GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1988. 137p.

Capítulo de Livro:

ROMANO, Giovanni. Imagens da Juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.) História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Folheto:

IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41p.

Dicionário:

HOUAISS, Antônio (Ed.). Novo dicionário Folha Webster´s: inglês/português, português/inglês. Co-editor Ismal Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996.

Guia:

BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. 319p.

Manual:

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de Impacto Ambiental - EIA, Relatório de Impacto Ambiental - RIMA: manula de orientação. São Paulo, 1989. 48p.

Catálogo:

MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). Museu da Imigração - S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997, 16p.

Almanaque:

TORELLY, M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque d'A Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991.

Periódico:

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v.24, n. 2, primavera 1988.

COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n.12, p.131-148, 1988.

Tese ou dissertação:

ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.