A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar

  • Marcelo Sousa BRITO Universidade Federal da Bahia

Abstract

A pesquisa de mestrado que embasou este artigo teve, como um de seus objetivos principais, recontar a história da cidade de Itambé, no Sudoeste baiano, a partir do olhar de seus moradores em encontro com o “seu lugar” de pertencimento. Para esta nova narrativa, fundamentada nos sujeitos, o diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido. A cidade se tornou “laboratório” para a construção de um texto que pudesse “invadi-la” com esta outra história, de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos, na dissertação defendida em 2011 no PPGAC-UFBA, foram diversificados, centrados em metodologias participativas que visavam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a “Fenomenologia da Percepção” de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço. Buscou-se também embasamento teórico nos estudos sobre memória, ação, discurso e cotidiano na contemporaneidade. Como resultado da pesquisa, os depoimentos dos moradores foram reunidos e um texto dramático foi criado, de forma participativa e dialógica, recontando a história do lugar e apresentando as questões atuais dos habitantes que lá vivem, com a realização de ações cênicas fragmentadas por toda a cidade. Neste artigo, apresento a metodologia e parte dos resultados alcançados, buscando enfatizar o diálogo entre teatro, geografia e fenomenologia, com foco na discussão sobre as cidades de pequeno porte no Estado da Bahia e o uso/a ocupação de seus espaços públicos.

Author Biography

Marcelo Sousa BRITO, Universidade Federal da Bahia
Bacharel e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, pesquisador do grupo de pesquisa Territórios da Cultura Popular (Terracult) do Departamento de Geografia da UFBA.
Published
26/12/2011
How to Cite
BRITO, Marcelo Sousa. A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 32-42, dec. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/100>. Date accessed: 28 mar. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Cidade. Texto. História. Ação Cênica. Fenomenologia. Espaço Público.