A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil

  • Marlene Macario OLIVEIRA Universidade Estadual Vale do Acarau
  • Aldo Gomes LEANDRO Universidade Estadual da Paraiba
  • Santiago Andrade VASCONCELOS UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU

Abstract

O presente artigo analisa a formação docente em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú em Campina Grande, Paraíba. Para a sua construção realizamos levantamento documental das atividades acadêmico-cientificas e culturais promovidas na instituição, e nos Trabalhos de Conclusão de Curso no período compreendido entre 2009-2011. Assim, com uma abordagem quanti-qualitativa buscou-se refletir sobre a importância da interrelação entre essas atividades durante a licenciatura e realização do estágio docência em Geografia nas escolas da Educação Básica na Paraíba para contribuir à formação de professores-pesquisadores dos seus exercícios profissionais. Esperamos que a possibilidade concreta da construção do conhecimento pela pesquisa possa servir à formação de professores autônomos e criativos em face da realidade socioespacial do magistério no campo e na cidade. 

Author Biographies

Marlene Macario OLIVEIRA, Universidade Estadual Vale do Acarau
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acarau em Campina Grande, Paraiba.
Aldo Gomes LEANDRO, Universidade Estadual da Paraiba
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraiba, professor da Universidade Estadual da Paraiba e Universidade Estadual Vale do Acarau em Campina Grande, Paraiba.
Santiago Andrade VASCONCELOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acarau em Campina Grande, Paraiba.
Published
21/07/2012
How to Cite
OLIVEIRA, Marlene Macario; LEANDRO, Aldo Gomes; VASCONCELOS, Santiago Andrade. A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 82-92, july 2012. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/115>. Date accessed: 19 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Formação do professor de Geografia. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Estágio Supervisionado.