O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos

  • Cláudio Benito O. FERRAZ UNESP
  • Rafael Lorencini MONTAGNOLI UNESP
  • Antônio BERNARDES UNESP

Abstract

Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG), vinculado ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (SP), conjuntamente com as atividades de estágios realizadas durante a disciplina Prática de Ensino em Geografia – Estágio Supervisionado. Os estágios visaram desenvolver e aplicar uma proposta de Ensino de Geografia junto a educandos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio das categorias paisagem, território e espaço geográfico, tendo por base inicial a interpretação destes conceitos por Milton Santos e, complementar a isso, as formas de abordagens propostas nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs). O objetivo foi demonstrar como a prática docente e as atividades de pesquisa podem indicar um movimento de superação de alguns conceitos a partir do debate com os educandos.

Author Biographies

Cláudio Benito O. FERRAZ, UNESP
Departamento de Educação. Área de Ensino e Epistemologia em Geografia
Rafael Lorencini MONTAGNOLI, UNESP

Professor de Geografia do Ensino Básico do Estado de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, da UNESP-FCT, campus Presidente Prudente (SP).

Antônio BERNARDES, UNESP

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP-FCT, campus Presidente Prudente (SP). Bolsista/pesquisador Fapesp.

Published
25/01/2011
How to Cite
FERRAZ, Cláudio Benito O.; MONTAGNOLI, Rafael Lorencini; BERNARDES, Antônio. O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 82-106, jan. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/13>. Date accessed: 29 mar. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geografia; ensino; linguagem; conceitos; sala de aula