Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia

  • Marília de Fátima Barros DAMASCENO Universidade Federal do Ceará
  • Adryane Gorayeb Nogueira CAETANO Universidade Federal do Ceará

Abstract

A Cartografia é uma ciência que subsidia a instrumentalização no ensino de Geografia com a forma de representação espacial de seus fenômenos. Com isso, é importante dar ênfase neste conhecimento desde o ensino básico, fase essa de construção do conhecimento do aluno, em que se deve atribuir maior relevância ao processo de ensino-aprendizagem. O aluno, dentro desse processo, deve ser considerado como um sujeito interventor do conhecimento durante sua aprendizagem. Diante desta concepção, o intuito da pesquisa foi analisar a utilização da cartografia escolar no ensino básico de nível fundamental II, com alunos do 7º ano, com a finalidade de inferir na realidade do ensino cartográfico em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicados questionários junto aos alunos, assim como foram feitas entrevistas informais com os funcionários da escola e o professor de Geografia, além de terem sido realizadas observações diretas e registros fotográficos do ambiente escolar. Como resultados, constatou-se que os alunos possuem algumas deficiências sobre os conteúdos cartográficos e que lhes faltam uma significância sobre a utilização da cartografia em seus cotidianos.

Author Biographies

Marília de Fátima Barros DAMASCENO, Universidade Federal do Ceará
Graduada em Geografia.
Adryane Gorayeb Nogueira CAETANO, Universidade Federal do Ceará
Departamento de Geografia - Cartografia
Published
19/07/2013
How to Cite
DAMASCENO, Marília de Fátima Barros; CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira. Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 33-49, july 2013. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210>. Date accessed: 19 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Cartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental.