Atividade esportiva no ensino de geografia: experiência a partir da corrida de orientação na escola

  • Daniel Araujo SILVA UFU/FACIP

Abstract

Torna-se eminente a necessidade da utilização das mais variadas técnicas e instrumentos que possibilitem aos professores tornar o ensino mais interessante para os alunos. A partir desta reflexão trazemos para a discussão uma experiência prática que teve como objetivo inserir no cotidiano escolar a prática da Corrida de Orientação, proporcionando aos alunos um contato com o esporte que utiliza instrumentos cartográficos, facilitando a relação direta com determinados conteúdos do ensino de Geografia. A reflexão aqui apresentada justifica-se pela busca cotidiana dos professores em dar subsídios ao ensino de Geografia, principalmente à cartografia. Do ponto de vista metodológico a proposta contemplou duas partes distintas, mas que se complementam, sendo: Teóricas e Prática. O resultado da atividade foi satisfatório considerando o interesse despertado nos alunos que participaram ativamente da proposta. Portanto, foi possível a inserção de determinados conteúdos como: pontos cardeais, por meio da utilização da bússola; localização espacial; coordenadas geográficas, dentre outros; uma prática esportiva que possibilita a relação da atividade física com o ensino de Geografia. Por fim, uma enquete de opinião aplicada junto aos alunos demostrou um significativo interesse pelos conteúdos da Geografia com a atividade, ampliando sua percepção de que a disciplina contempla vários aspectos, inclusive o esporte.

Author Biography

Daniel Araujo SILVA, UFU/FACIP
Academico do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) do campus da Faculdade de Ciencias Integradas do Pontal (FACIP), Ituiutaba-MG. Integrante do Laboratório de Geografia Humana e Ensino (LAGHEN), e do Grupo de Pesquisa "Observatório das cidades". ex. Bolsista do Projeto de Extensão a Comunidade (PEIC) com o título "Plante essa ídeia". área geografia urbana. Atualmente Bolsista de Iniciação Cientifica CNPq.
Published
27/02/2014
How to Cite
SILVA, Daniel Araujo. Atividade esportiva no ensino de geografia: experiência a partir da corrida de orientação na escola. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 87-99, feb. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/218>. Date accessed: 25 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Corrida de Orientação; Ensino de Geografia; Cartografia