Trajetórias de formação docente na licenciatura em geografia: da instrumentalização técnica ao intelectual crítico

  • Cléa Cardoso da ROCHA Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Francisco de Assis SANTOS Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Cleonice Barbosa BRAGA Universidade Estadual de Feira de Santana

Abstract

Desde 2008, quando incorporamos a pesquisa como elemento da formação docente no Estágio Supervisionado em Geografia, temos nos dedicado a estudar algumas das principais tendências que tem norteado essas discussões no último século: o professor como técnico, como reflexivo/pesquisador e como intelectual crítico. Nesse texto apresentamos idéias de autores como Donald Schön, José Contreras, Selma Garrido Pimenta, Kenneth Zeichner, Lawrence Stenhouse, que vem tentando traduzir, explicar e problematizar as diferentes formas como o conceito de professor tem sido concebido. Além da reflexão conceitual caracterizamos resultados percebidos ao longo de nossa trajetória sob essa perspectiva. O conceito de professor reflexivo (Schön) foi sendo resignificado desde o início da pesquisa quando percebemos suas limitações para explicar a realidade. Na atualidade, mesmo utilizando o termo professor pesquisador (Stenhouse) para denominar este profissional, agregamos ao mesmo a propriedade de intelectual crítico (Giroux). A trajetória por essas leituras e os significados que temos construído a partir delas embasam e norteiam as análises/resultados que vimos divulgando. A necessidade de aprofundar a compreensão acerca das principais perspectivas teóricas de formação docente persiste. Como alternativa, e visando fortalecer nossa práxis estamos preparando a inserção efetiva do professor parceiro em nosso grupo de estudo e pesquisa.

Author Biography

Cléa Cardoso da ROCHA, Universidade Estadual de Feira de Santana
Licenciada em Geografia. Mestre em Ciências Ambientais. Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuação nas áreas de Metodologia e Prática de Ensino de Geografia, Meio ambiente e Geotecnologias
Published
06/12/2014
How to Cite
ROCHA, Cléa Cardoso da; SANTOS, Francisco de Assis; BRAGA, Maria Cleonice Barbosa. Trajetórias de formação docente na licenciatura em geografia: da instrumentalização técnica ao intelectual crítico. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 10, p. 77-86, dec. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/253>. Date accessed: 28 mar. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Professor pesquisador; formação docente; estágio supervisionado; Geografia.