A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira

  • Lineu Aparecido Paz e SILVA UFPI
  • Raimundo Lenilde de ARAUJO Universidade Federal do Piauí-UFPI

Abstract

 

O estudo realizado apresenta como objetivo analisar perspectivas e reflexos da atividade docente no cenário educacional do território brasileiro. Para a construção deste trabalho foi realizado estudo bibliográfico das principais obras relacionadas ao trabalho docente no ensino de geografia. Teve como método de investigação a pesquisa teórica com abordagem reflexiva sobre os fatos e fenômenos ocorridos no contexto da atividade do professor no ensino de geografia, efetuando uma análise sobre os teóricos do ensino de geografia e da educação. Sendo uma abordagem predominante qualitativa, preocupou-se com a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos ocorridos através da atividade profissional no ensino de geografia. Apresentando um raciocínio de forma assim que contribua para o conhecimento geográfico e uma contribuição teórica para pesquisas e investigações sobre o trabalho docente. Em se tratando de cenário educacional é preciso repensar o processo de formação de professores que envolvem além da academia até as políticas do Estado para com a Educação. Porém, identificamos, também, tratar-se de um campo que necessita de mais estudos, interpretações do que realmente significa o trabalho do professor de geografia nas escolas, o que consequentemente, faz com que este estudo se configure um olhar sobre a realidade vivenciada nas instituições de ensino.

Palavras-chave: Ensino, Geografia, prática docente.

 

ABSTRACT

The study has to analyze perspectives and reflections of teaching activity in the educational scenario of Brazil. For the construction of this work was conducted bibliographic study of the major works related to teaching in geography teaching. Had as a research method theoretical research with reflective approach to the facts and phenomena occurring in the context of the teacher's activity in geography teaching, performing an analysis of the theoreticians of geography teaching and education. Being a predominantly qualitative approach, concerned with understanding and meaningful interpretation of the phenomena occurring through professional activity in teaching geography. Featuring a form of reasoning thus contributing to the geographical knowledge and a theoretical contribution to research and investigation about the teaching profession. When it comes to educational setting is necessary to rethink the process of teacher training involving beyond the academy to State policies to Education. However, we identified, also, that this is a field that needs further study, interpretations of what it means geography teacher working in schools, which in turn, makes this study configure a look at the reality experienced in educational institutions.
Keywords: Education, Geography, teaching practice.

 

RESUMEN

 

El estudio tiene que analizar las perspectivas y reflexiones de la actividad docente en el escenario educativo de Brasil. Para la construcción de esta obra se llevó a cabo el estudio bibliográfico de las obras más importantes relacionados con la docencia en la enseñanza de la geografía. Tenía como una investigación teórica método de investigación con enfoque reflexivo a los hechos y fenómenos que ocurren en el contexto de la actividad del profesor en enseñanza de la geografía, la realización de un análisis de los teóricos de la enseñanza de la geografía y la educación. Al ser un enfoque predominantemente cualitativa, preocupado por la comprensión y la interpretación significativa de los fenómenos que ocurren a través de la actividad profesional en la enseñanza de la geografía. Con una forma de razonar de este modo contribuir al conocimiento geográfico y una contribución teórica a la investigación y la investigación sobre la profesión docente. Cuando se trata de entorno educativo es necesario repensar el proceso de formación del profesorado que implica más allá de la academia de las políticas del Estado a la educación. Sin embargo, hemos identificado, también, que este es un campo que necesita más estudio, las interpretaciones de lo que significa profesor de geografía de trabajo en las escuelas, que a su vez, hace que este estudio configure un vistazo a la realidad que viven en instituciones educativas.
Palabras clave: Educación, Geografía, la práctica de la enseñanza.

 

Author Biographies

Lineu Aparecido Paz e SILVA, UFPI
Mestrando em geografia e professor da educação básica
Raimundo Lenilde de ARAUJO, Universidade Federal do Piauí-UFPI
Professor de Geografia da Universidade Federal do Piaui
Published
06/12/2014
How to Cite
SILVA, Lineu Aparecido Paz e; ARAUJO, Raimundo Lenilde de. A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 10, p. 17-35, dec. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/254>. Date accessed: 28 mar. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino, Geografia, prática docente.