Cartografia escolar no ensino fundamental: a alfabetização cartográfica mediada por oficinas pedagógicas

  • Franciele Francisca Marmentini ROVANI UFSM
  • Gabriela DAMBROS UFSM
  • Roberto CASSOL UFSM

Abstract

A presente pesquisa constou no desenvolvimento de oficinas pedagógicas executadas com alunos do 6° e do 7° Ano do Ensino Fundamental, no município de Santa Maria, RS. As oficinas abordaram conceitos e atividades relacionados a temas como: noções de legenda e escala, representações bidimensionais e tridimensionais, pontos de vista e alfabeto cartográfico. A partir do desenvolvimento das oficinas e aplicação de questionário aos alunos, os resultados apontaram que as noções de legenda, de escala e tipos de representações são as mais trabalhadas em sala de aula e que os alunos apresentaram maior conhecimento prévio. Constatou-se também, que cartas topográficas e fotografias aéreas são pouco utilizadas, como recursos didáticos nas aulas de Geografia, já os mapas são as representações de maior destaque. As oficinas tiveram grande êxito devido à participação e interesse dos educandos na busca do (re)conhecimento e compreensão de seu espaço de vivência, por meio das representações cartográficas.

Author Biographies

Franciele Francisca Marmentini ROVANI, UFSM
Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM. Atualmente é doutoranda pelo mesmo Programa.
Gabriela DAMBROS, UFSM
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM.
Roberto CASSOL, UFSM
Prof. Dr. do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.
Published
06/12/2014
How to Cite
ROVANI, Franciele Francisca Marmentini; DAMBROS, Gabriela; CASSOL, Roberto. Cartografia escolar no ensino fundamental: a alfabetização cartográfica mediada por oficinas pedagógicas. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 10, p. 51-66, dec. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/263>. Date accessed: 20 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Cartografia Escolar; Alfabetização Cartográfica; Geografia; Noções Cartográficas