Ensino de geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas
Resumo
O presente estudo objetiva descrever práticas pedagógicas integradas desenvolvidas ao longo da graduação em Geografia na Universidade Federal do Ceará, escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana e comunidades tradicionais, por meio da união entre a Geografia e a Educação Ambiental. Através da pesquisa e leituras percebe-se que o ensino de Geografia está em crise e desvalorizado, devido à fragmentação dos conhecimentos, a divisão entre Geografia Física e Humana e ao pragmatismo dos currículos que reflete, entre outros pontos, na relação do aluno com o meio ambiente e gera o sentimento de não pertencimento a natureza. Essa realidade requer uma renovação da abordagem da Geografia, caracterizada em conhecimentos integrados, crítico e inclusivo, com ênfase na construção dos conhecimentos e na troca de experiência. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta fundamental para a inserção das questões ambientais na escola, aliada ao ensino de Geografia, pois os alunos, sujeitos em processo de formação não somente intelectual, mas também moral, étnico e social são estimulados, pela união dessas duas ciências, a refletirem criticamente sobre seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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