Bacias hidrográficas simuladas em maquetes: prática pedagógica para ensino fundamental e médio

  • Juliana Wilse Landolfi Teixeira de Carvalho UFPR
  • Luciano Augusto Mysczak UFPR
  • Fabiano Antonio de Oliveira UFPR

Abstract

O presente artigo refere-se à elaboração de uma proposta de prática pedagógica a ser desenvolvida com alunos de Ensino Fundamental ou Médio, em aulas de Geografia, cujo tema seja Hidrologia. Trata-se da elaboração de maquetes de bacias hidrográficas: a maquete n° 1 representa uma bacia hidrográfica vegetada, a n° 2 uma bacia desmatada e a n° 3 uma bacia de drenagem desmatada e posteriormente urbanizada. Buscou-se, através do experimento, demonstrar a importância da vegetação e da presença de áreas permeáveis para manutenção da dinâmica hídrica de uma bacia de drenagem. O principal objetivo deste trabalho foi executar o experimento e validá-lo. Objetivou-se também apresentar um roteiro de elaboração das maquetes, bem como propor sequência de atividade didática para aplicação da experiência em sala de aula de modo interativo. Ao final do experimento, as maquetes simularam de modo satisfatório o funcionamento de bacias hidrográficas reais, especialmente em relação à problemática hídrica em ambientes urbanos em se tratando da ocorrência de enchentes e da escassez de água para abastecimento público. Foi possível perceber as marcantes diferenças nos padrões de comportamento de cada maquete, onde ambientes mais permeáveis apresentaram maiores índices de alimentação do lençol freático e menores taxas de escoamento superficial. 

Author Biographies

Juliana Wilse Landolfi Teixeira de Carvalho, UFPR
Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Cursando Mestrado em Geografia (Paisagem e Análise Ambiental) pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atua em pesquisas na área de Hidrologia, com ênfase em Hidrologia Urbana.
Luciano Augusto Mysczak, UFPR
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (Licenciatura e Bacharelado 2013)
Fabiano Antonio de Oliveira, UFPR
Professor Dr. titular da Universidade Federal do Paraná - Setor Ciências da Terra - Departamento de Geografia
Published
27/11/2016
How to Cite
CARVALHO, Juliana Wilse Landolfi Teixeira de; MYSCZAK, Luciano Augusto; DE OLIVEIRA, Fabiano Antonio. Bacias hidrográficas simuladas em maquetes: prática pedagógica para ensino fundamental e médio. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 25 - 39, nov. 2016. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/336>. Date accessed: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v7i13.336.
Section
ARTICLES

Keywords

Bacias Hidrográficas; Dinâmica Hídrica; Maquete