Hoje eu vou à escola! Novas práticas no ensino de geografia

  • Ronaldo Mendes LOURENÇO Universidade Federal do Ceará

Abstract

É a partir da observação sobre o processo de ensino e aprendizagem que o presente artigo está fundamentado, particularmente, no que diz respeito à adoção de novas metodologias no ensino de disciplinas escolares, no caso, analisa-se essa realidade em uma perspectiva disciplinar da Geografia. Hoje eu vou à Escola! É um artigo resultado de um projeto de pesquisa, em que foram tecidas discussões apoiadas em uma experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). É por meio desta, que o acadêmico na figura de estagiário defronta-se com a realidade do espaço escolar nas suas mais diversas manifestações (educativa, cultural, plural, etc.), e inserido nessa existência busca por meio de diálogos e práticas promover aos estudantes uma relação de permuta (aluno-aluno/professor-aluno), seja sobre os conhecimentos geográficos ou na construção de novas práticas ou metodologias (Recursos Didáticos) no ensino de Geografia.

Author Biography

Ronaldo Mendes LOURENÇO, Universidade Federal do Ceará
Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia UFC. Foi bolsista do Pojeto "Educação Integral para Sustentabilidade do Turismo Comunitário na Terra Indígena Jenipapo-Kanindé" sob orientação do Prof.Dr. Antonio Jeovah Meireles. É orientando da Profª. Drª. Marta Celina Linhares Sales. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Bacia Hidrográfica, Semiárido e Ensino de Geografia.
Published
25/01/2011
How to Cite
LOURENÇO, Ronaldo Mendes. Hoje eu vou à escola! Novas práticas no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 55-71, jan. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/34>. Date accessed: 20 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Novas Práticas; Espaço Escolar; Ensino de Geografia