Delimitação de áreas de preservação permanentes: estudo de caso do bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus, AM
Resumo
O presente estudo objetiva delimitar as áreas de preservação permanentes visando, discutir a situação das ocupações desordenadas quanto ao risco ambiental, gerando mapas de declividade do Bairro Gilberto Mestrinho zona leste de Manaus - AM. A proposta consistiu nas etapas de Processamento Digital de Imagens-PDI, Análise das áreas e Mapeamento das áreas de Preservação Permanente. Os resultados obtidos durante a pesquisa cerca de aproximadamente 25% da extensão territorial do bairro compõem as nascentes, cursos d água, e áreas com declividade superior a 45º de inclinação do terreno, algumas áreas correspondem a 24º e outras com inclinação mais abaixo. Quanto aos números de moradias que estão residindo nestas áreas de risco geológico e ambiental é estimado cerca de 130 moradias, quantificação realizada no canal 001. Medidas devem ser tomadas, ações de combate e controle, criando e proporcionando oportunidade de melhor qualidade de vida para os moradores.
Palavras-chave: APPs, Declividade, Ocupação Irregular.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).