Diagnóstico participativo e cartografia social aplicados aos estudos de impactos das usinas eólicas no litoral do ceará: o caso da praia de xavier, camocim

  • Jocicléia de Sousa MENDES Universidade Federal do Ceará
  • Adryane GORAYEB Universidade Federal do Ceará
  • Christian BRANNSTROM Universidade Federal do Ceará

Abstract

A pesquisa teve como objetivo analisar, através de metodologias participativas, as problemáticas estabelecidas com a implantação de um dos maiores centros de produção de energia eólica do Ceará, na comunidade da Praia de Xavier, localizada em Camocim, Ceará, Brasil. Quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, foram utilizados questionários, observações participantes, técnicas de cartografia social, e construção de matrizes com as potencialidades e problemáticas da área. Tiveram-se como resultados: diagnóstico com dados sociais e ambientais da comunidade e de seu entorno, em forma de textos e mapas. Destacam-se como potencialidades, o potencial turístico e o modo de vida tradicional e como problemáticas a ausência de infraestrutura básica e de emprego; barramentos de estradas; o incômodo com o ruído dos aerogeradores; o medo constante de algum acidente; além da degradação socioambiental. Percebe-se, assim, que a implantação desses empreendimentos influencia negativamente nas comunidades tradicionais, pondo em risco o território e suas tradições, além da própria soberania alimentar da população residente.

Author Biography

Adryane GORAYEB, Universidade Federal do Ceará
How to Cite
MENDES, Jocicléia de Sousa; GORAYEB, Adryane; BRANNSTROM, Christian. Diagnóstico participativo e cartografia social aplicados aos estudos de impactos das usinas eólicas no litoral do ceará: o caso da praia de xavier, camocim. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 243 - 254, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/510>. Date accessed: 29 mar. 2024.

Keywords

Impactos, Energia eólica; Comunidades tradicionais.