Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia

  • Claudivan Sanches LOPES Universidade Estadual de Maringá
  • Nídia Nacib PONTUSCHKA FE/USP

Abstract

Discute-se, neste artigo, o processo de mobilização e construção de saberes na prática pedagógica de professores de Geografia. Considerando o campo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, destaca-se os aportes teóricos formulados por Lee S. Shulman, particularmente, a categoria de conhecimento docente por este autor denominada de conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Constatou-se que este tipo de conhecimento – o conhecimento pedagógico do conteúdo – é um sinal evidenciador da compreensão especial dos conteúdos de ensino que uma docência de qualidade exige e revela, também, o desenvolvimento da profissionalidade docente. Pretende-se, mais amplamente, contribuir para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria da formação do professor de Geografia no presente momento histórico.

Author Biographies

Claudivan Sanches LOPES, Universidade Estadual de Maringá
Professor de Prática de ensino em Geografia na Universidade Estadual de Maringá
Nídia Nacib PONTUSCHKA, FE/USP
Professora doutora, da Faculdade de Educação da USP
Published
06/08/2011
How to Cite
LOPES, Claudivan Sanches; PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 89-104, aug. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89>. Date accessed: 16 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo.