Metodologias para o ensino de geografia física

Resumo

Uma das principais dificuldades dos alunos de Ensino Fundamental (1° a 9° Ano) e Ensino Médio (1° a 3° Ano) nas instituições de ensino do Brasil é a assimilação dos conteúdos de Geografia Física apresentados nos livros didáticos de Geografia. Dentre as metodologias a serem apresentadas, a primeira delas é o Reálias que consiste em apresentar conjunto de objetos que representem um conteúdo, propiciando a associação entre este objeto com o tema a ser estudo, outra metodologia e recurso didático é o Terrário, que consiste na reprodução integral de um ecossistema em miniatura dentro de objetos. E como uma terceira alternativa, que envolve a relação entre teórico e a práxis é a utilização do Trabalho de Campo devido a sua importância para a visualização das dinâmicas socioambientais in loco. Outra metodologia é o Estudo do Meio, que permite ao aluno relacionar os conteúdos estudados com os fenômenos relacionados com o cotidiano dos mesmos. Como quinta, alternativa apresentará a metodologia dos Mapas Mentais, que são representações através de desenhos, da percepção dos lugares vividos por parte dos entrevistados. Visando propiciar um conjunto de ferramentas metodológicas para auxiliar professores e alunos no ensino e aprendizagem dos conteúdos de geografia física.


Biografia dos Autores

Camila de Oliveira Louzada, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Doutoranda em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Armando Brito Frota Filho, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Geografia (UFAM)

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Publicado
06/04/2017
Como Citar
LOUZADA, Camila de Oliveira; FROTA FILHO, Armando Brito. Metodologias para o ensino de geografia física. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 75 - 84, abr. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/397>. Acesso em: 20 maio 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i14.397.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia Física; Metodologias; Ensino-Aprendizagem