Desafios e contribuições da aula de campo em escola pública de altamira-pará

Resumo

O presente trabalho aborda a aula de campo como proposta metodológica no ensino da Geografia, e seus desafios e contribuição no ensino fundamental, em uma escola municipal de Altamira-PA, com objetivo de discutir sobre a aula de campo, sua importância principalmente no ensino de Geografia, seus desafios e suas contribuições para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, bem como apresentar experiência vivenciada em campo e em sala de aula. Foi realizado levantamento de dados através de aplicação de questionários, suscitando a necessidade, a importância da aula de campo e a aplicabilidade da pratica em campo, com intuito de analisar a relação teoria-pratica. Essa pesquisa ocorreu referida a unidade de ensino com a turma do 6º ano C, composto por aula teórica, aula em campo e discussões em campo. A aula de campo contribuiu para que os alunos tenha uma real aprendizagem por parte da assimilação do conteúdo ministrado em sala, havendo um elo essencial entre a prática e a teoria.


Biografia dos Autores

Keslen da Costa Braga, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura plena em Geografia (UFPA).

Bruno Santos de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura plena em Geografia (UFPA).

Enoque Gomes de Morais, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura plena em Geografia (UFPA).

Referências

CALADO, Flaviana Moreira. O Ensino de Geografia e o Uso dos Recursos Didáticos e Tecnológicos. Revista Geosaberes, Fortaleza, Jan/ jun. 2012.
CASSOL, Ana Delise Claich. A Geografia Saindo da sala de aula para o mundo. Porto Alegre, 2009. Disponível em: acessado: janeiro de 2014.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a Realidade Escolar contemporânea: Avanços, Caminhos, Alternativas. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento–Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
CORDEIRO, Joel Maciel Pereira; OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. A Aula De Campo em Geografia e suas Contribuições Para o Processo de ensino-aprendizagem na escola. Revista Geografia, Londrina, Maio/agosto. 2011. Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia. Acesso em jan. 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156 p. 1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Geografia: Ensino de quinta a oitava séries. I. Título.
DUMMER, Juliana; NESS, Tereza. Por uma Geografia além da sala de aula. Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI. Trabalho de Graduação. 2013
FREIRE. Luciana M. Impactos ambientais no rio Xingu diante da implantação da usina hidrelétrica de belo monte no estado do Pará: subsídios para o planejamento ambiental. Revista Geonorte, Edição Especial 4, V.10, N.1, p.490-493, 2014.
FIGUEIREDO, Vânia Santos. SILVA, Geane Sueli Castro. A Importância da Aula de Campo na pratica em Geografia, 2009. Disponível em: >htpp:// www.agb.org.br/XENPEG/artigo< acessado: janeiro de 2014.
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais. NOTA 1: Estimativas da população residente com data de referência 1o de julho de 2014 publicadas no Diário Oficial da União em 28/08/2014. Http://>www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2014/estimativa_tcu.shtm<
OLIVEIRA, Maria A. Afonso; MACÊDO, Magda Martins. Educadores do campo: caminhos e desafios. 2011. Anais do III Congresso de Norte- minério de pesquisa em Educação: Diferentes linguagens na formação do professor.
OLIVEIRA, Alana Priscila Lima de; CORREIA, Monica Dorigo. Aula de campo como mecanismo facilitador do Ensino- aprendizagem sobre os Ecossistemas Recifais em Alagoas. Revista de Educação em Ciências e Tecnológica, V.6, n 2, p 163-190. Alagoas. Junho/2013.
NETO, F. O. L.; BARBOSA, M. E. S. O Ensino de Geografia na educação Básica: Uma análise da Relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. Revista Geosaberes, v. 1, n.2, Dezembro de 2010.
RODRIGUES, A. B.; OTAVIANO, C. A. Guia Metodológica de Trabalho de Campo. Londrina, 2001. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia
SILVA, Juliana Santana Ribeiro da; SILVA, Mirian Belarmindo da; VAREJÃO, José Leonídio. Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia. Rio de janeiro/RJ, 2010.
SILVEIRA, Ricardo Michael Pinheiro; CRESTANI, Dieiny Michelle; FRISK, Elaine de Cassia de Lima. Aula de Campo como prática pedagógica no Ensino de Geografia para o ensino fundamental: Proposta metodológica e estudo de caso. Revista Brasileira de educação em Geografia, Campinas, v.4, n 7, p 125-142, jan./jun. 2014.
Publicado
06/04/2017
Como Citar
BRAGA, Keslen da Costa; DE OLIVEIRA, Bruno Santos; MORAIS, Enoque Gomes de. Desafios e contribuições da aula de campo em escola pública de altamira-pará. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 16 - 34, abr. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/448>. Acesso em: 20 maio 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i14.448.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia; Ensino